sábado, 21 de fevereiro de 2009

Boicote ao Trote?

Olá pessoal! Depois de tanto tempo sem postar, eu criei vergonha na cara e decidi aparecer por aqui pra compartilhar algumas opiniões a respeito das polêmicas envolvendo os trotes escandalosos que, ultimamente, tomaram conta da mídia.

Há pouco mais de 2 meses, fui aprovado no vestibular e minhas aulas começaram logo no 1º semestre. Logo no primeiro dia os nossos veteranos começaram a aplicar o trote - tudo em clima de diversão saudável, que fique bem claro! Foram três dias de brincadeiras, entrevistas e conversas que fez com que a turma se entrosasse e conhecesse um pouco mais sobre a rotina da faculdade e do curso em si. No último dia da brincadeira, aconteceu o tal 'mela-mela' e quem participou foi ao sinal pedir dinheiro para financiar a calourada. Durante o período em que passamos arrecadando dinheiro, percebi uma certa rejeição da grande maioria das pessoas que nos observavam, que achavam tal situação em que nos encontrávamos completamente degradante, mesmo falando que tudo aquilo não passava de uma brincadeira.

Ao chegar em casa, fui checar meus emails e ler algumas notícias corriqueiras; e uma em especial me chamou logo atenção. Um jornal local havia postado uma notícia em seu site relatando sobre os trotes ocorridos nos arredores da UFRN e, de forma completamente distorcida e parcial, condenaram veementemente as brincadeiras afirmando que tudo aquilo não passava de algo violento e humilhante. Confesso que achei todas aquelas afirmações absurdas, pois deixo bem claro que os alunos só participam do trote de forma espontânea. Além do mais, a maioria dos trotes promovidos pelos alunos da UFRN tem como intuito não somente o entrosamente entre os alunos mas também o compromisso social de contribuir com instituições de caridade. No curso de Turismo - do qual sou acadêmico - os calouros arrecadaram alimentos que serão posteriormente doados ao Lar de Idosos Juvino Barreto e ainda doarão sangue ao Hemonorte; a exemplo de vários outros cursos, cujos alunos também se comprometeram a ajudar instituições filantrópicas. Apesar da mobilização, a imprensa local não divulgou o esforço que os alunos fizeram e tratou somente de pegar carona nos grandes meios de comunicação do país, relatando a suposta 'violência' nos trotes dos cursos da UFRN, mesmo sem existir nenhum indício.

É triste saber que ao invés de ser imparcial, parte da mídia local ocupa-se somente em manipular os fatos para aumentar os lucros nas vendas. Mais triste ainda é saber que a maior parte da população não tem a capacidade de discernir o que é 'violência' e 'diversão'. Eu fui ao meu trote e me diverti bastante e fico muito contente de saber que além de ter contribuído com quem precisa, eu ainda fiz vários amigos. E ainda posso afirmar que nenhum dos meus colegas foi vítima de abusos! Lógico que há os trotes violentos e que fere a integridade moral e física das pessoas, mas essa realidade anda longe do cotidiano dos natalenses. Seria interessante que as pessoas vissem os trotes com um pouco mais de aceitação, pois tudo não passa de uma grande comemoração pelas vitórias alcançadas na vida estudantil.

2 comentário(s):

Samila Marissa disse...

Vou repetir aki o scrap q mandei pro autor (repetir, Samila? Coisa de gente preguiçoosa!)

Adooorei, como sempre!
Morais, vc sabe como ir contra o pensamento comum sem ser imprudente...
e esse seu texto me deu vontade de postar um q escrevi no dia do meu trote... pena q o texto tah lá em Mossoró (fiz a mão).

E me deu ainda idéias sobre como fazer o trote dos meus calouros. Eu tô aperfeiçoando meu ponto de vista sobre os trotes... fikei chateada com algumas coisas q aconteceram no meu mas não me arrependo de ter ido. Só acho q agora eu tenho a chance de fazer o trote dos meus calouros corrigindo os erros q eu vi no meu...

Juuuro q vou arrumar um tempinho pra postar mais! eh pq as provas tão me sugando hauhauahu
eu até jah escrevi umas coisinhas, mas tão em Mossoró...

Xeruuu p tu, meu mais novo acadêmico!

Neto M. disse...

humilhação e agressão física ainda estão longe da federal daqui, ainda bem. as pessoas se impressionam muito com alguns fatos isolados, e vem achar que ocorre em todo os lugares, haha.

Copyrights © Todos od direitos reservados.