domingo, 28 de setembro de 2008

Manifesto a politicagem!



Nesses últimos dias venho acompanhando o cenário político que se desenha em algumas cidades, especialmente Pau dos Ferros, já que lá é meu domicílio eleitoral. Mesmo distante, gosto de saber o que está acontecendo e por quais caminhos minha cidade está enveredando. Sou jovem, mas sou um cidadão consciente.

Em mais uma das minhas noites insones, estava lendo um blog conhecido e me deparei com uma nota que me deixou, no mínimo, chocado. Em uma movimentação política, as coligações rivais se digladiaram num verdadeiro show de horrores, encarnando uma cena típica de guerra – ao estilo ‘O Gladiador’ – que acabou ferindo muitas pessoas e estragou o que deveria ser uma manifestação democrática. De início fiquei abismado, depois fiquei enojado.

Então comecei a refletir... O que realmente significa ‘democracia’? Na escola aprendi que é o poder que emana do povo. O dicionário Houaiss define como ‘governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas, não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade’. Em síntese, o conceito é o mesmo.

Mas será que realmente aplicamos esse conceito de forma imparcial?

Para uns, a democracia só é válida desde que haja concordância entre todas as partes...

Muitas pessoas gostam de exaltar que vivem sob a batuta da liberdade de expressão e se definem como liberais. Mas basta que seus interesses sejam afetados para que a intolerância se manifeste e, no lugar da democracia, haja violência e desrespeito às opiniões alheias!

Antes de bradarmos aos quatro cantos que vivemos em um país amplamente democrático, devemos primeiramente rever nossos conceitos e aceitar as diferenças que nos cercam. TOLERÂNCIA e RESPEITO devem tornar-se prioridades na convivência com nossos semelhantes. As nossas preferências não podem desprezadas e tratadas com hostilidade; somos o que pensamos e devemos agir como agentes transformadores para a formação de uma sociedade menos injusta (pois igual é impossível)

Na política ou em qualquer outro ramo, quem age de forma hostil e desrespeitosa certamente é um ignorante de marca maior. Pobres são aqueles que pregam a ‘politicagem’, desvirtuando a verdadeira acepção da palavra política...

2 comentário(s):

Unknown disse...

Gente vcs arrasaram nessa postagem. Também ñ poderia ser por menos, vindo de Morais e Samila ñ tem como ficar ruim ou pouco interessante.
Eu adorei ñ só essa postagem, mas sim o blog por completo, ficou mto massa. As crônicas estão mto boas. Podem ter ctz q eu vou visitar sempre q puder.
Espero q vcs continuem arrasando assim como vcs sempre fizeram na vida estudantil!!!

Alzira Câmara disse...

Vou comentar porque gosto de escrever, mas não é necessa´rio, pois "vcs" simplesmente arrasam "qdo" escrevem e eu sou testemunha disso, afinal, cansei de ler e reler textos, ou melhor, obra-prima de "vcs" em sala... Parabéns pelo desempenho textual, pela coerência nas idéias e pelo brilhante poder de persuasão que têm em articular as idéias... Parabéns e continuem com esse brilhantismo !!!!

Copyrights © Todos od direitos reservados.